terça-feira, 17 de maio de 2011

Aniversário 125 anos Dr. Leocádio José Correia.


Nessa quarta dia 18/05/2011 estaremos transmitindo ao vivo a homenagem ao I. Leocádio José Correia pela rádio SBEE a partir das 20:00hs.

Aniversário 125 anos Dr. Leocádio José Correia




Convite

A Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas – SBEE, Instituição filantrópica e beneficente, que, há quase sessenta anos, vem estudando, pesquisando, contextualizando, sistematizando e divulgando a Doutrina Espírita, através de seu fundador e presidente, Maury Rodrigues da Cruz, vem comunicar e convidar a todos a participar da Sessão Solene em homenagem aos 125 anos de desencarne do insigne médico e Deputado Provincial, Paranaense, Dr. Leocádio José Correia nascido em Paranaguá no dia 16 de fevereiro de 1848 e desencarnado no dia 18 de maio de 1886, a se realizar no dia 18 de maio de 2011, às 20:00 horas em seu auditório, sito à Rua 29 de junho, 504, Tingui, Curitiba – Paraná – Brasil.



Homenagens
ao homem público
38 anos de uma vida fecunda na Terra
ao espírito
125 anos dedicados às pessoas
com amor, trabalho e caridade

Dr. Leocádio José Correia foi um homem público, dos mais renomados e de expressiva participação na história de nosso Estado, e, em missão, como espírito, há mais de 100 anos, sendo que há mais de 50 anos manifestando-se através do médium Maury Rodrigues da Cruz, continua dando e deixando exemplos de bondade, amor, trabalho e caridade, através de suas fortes e inteligentes manifestações espirituais na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas.

Uma data marcante, 18 de maio de 2011, 125 anos de desencarne do Dr. Leocádio José Correia, figura impar e exponencial que, certamente, merece as mais significativas, singelas e sinceras homenagens do povo do Paraná e do Brasil, haja vista o valoroso trabalho que realizou e continua realizando.

Assim sendo, nada mais justo do que prestar homenagens a um homem que é símbolo do Paraná, a um espírito que é exemplo de trabalho, de amor, fé, esperança e caridade, representando tudo o que é de bom para a história de nosso povo e para a humanidade. Portanto, é real e verdadeiro o sentimento de honra e orgulho e o desejo de todos, que tais homenagens permaneçam vivas em nossos corações e eternas em nossa memória e fiquem para sempre nos registros documentais e nos anais das Instituições religiosas, públicas, sociais e políticas de nosso Estado e de nosso País.



Uma resenha da história e da vida desse grande, majestoso e inesquecível vulto histórico e homem público que foi e que continua sendo, como espírito de luz, sabedoria e amor conhecimento – uma referência de vida...

Leocádio José Correia, filho de Manoel José Correia e de Gertrudes Pereira Correia, nasceu em Paranaguá no dia 16 de fevereiro de 1848. No dia 20 de dezembro de 1873, doutorou-se em Medicina após ter sustentado uma tese sobre a Litotrícia (trituração dos cálculos vesicais para a eliminação pela urina), em 30 de agosto do mesmo ano. Ele foi um médico na verdadeira acepção da palavra, tendo clinicado nos municípios de Paranaguá, Guaratuba, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Curitiba, Ponta Grossa e Castro.

Em 29 de agosto de 1874 casou-se com sua prima-irmã Carmela Cysneiros Correia em sua cidade natal, com quem teve três filhos: Clara, Leocádio e Lucídio.

Foi inspetor da Santa Casa de Misericórdia, inspetor escolar, jornalista, orador, escritor e poeta. Filiando-se ao Partido Conservador foi eleito deputado provincial à Assembléia Legislativa onde, como democrata, assumiu a causa abolicionista.

Como inspetor da instrução pública destacou-se no propósito de revisão dos planos escolares e plantou as sementes da reforma escolar.

O teatro também mereceu sua atenção e estudo, tendo se utilizado do palco cênico como instrumento de sua campanha contra a escravidão negra junto ao núcleo de jovens que o acompanhava.

Leocádio José Correia desencarnou no dia 18 de maio de 1886, vítima de febre perniciosa.



Pós-vida: espírito

Poucos anos depois de sua morte, Leocádio José Correia começou a manifestar-se espiritualmente. Primeiro no litoral do estado de Santa Catarina; posteriormente, no Estado do Paraná e seu objetivo era fazer o bem, promover a pessoa humana, divulgando as mensagem de Jesus Cristo, à luz da Doutrina Espírita.

Há mais de 50 anos ele vem desempenhando papel na execução do projeto de trabalho da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, em Curitiba, capital do Paraná, ensinando, exemplificando, contextualiando e sistematizando a Doutrina dos Espíritos (Allan Kardec).

Nessa Casa espírita foram atendidas até hoje milhares de pessoas que receberam e ainda recebem orientações espirituais, mensagens consoladoras de fé, esperança, amor e caridade, assitência social, psicológica e espiritual.

No exercício de suas atribuições, o espírito Leocádio José Correia vem trabalhando através do médium Maury Rodrigues da Cruz, realizando uma intensa e extensa atividade assistencial voltada para a saúde física, mental espiritual das pessoas.

O Amor dignifica sempre a pessoa,

nunca distingue ideologias ou facções para se manifestar,

uma vez que é sempre sentimento puro, nobre,

que eleva o homem, suaviza a vida, educa para o amanhã.

O otimismo tem que estar fundamentado na correção, no caráter,

na força disciplinadora do autoconhecimento.

Leocádio José Correia

Mensagem psicografada pelo médium Maury Rodrigues da Cruz,
extraída do livro Na luta do cotidiano - A força do amor.



A missão na SBEE

Para os espíritas, Leocádio José Correia é um dos agentes organizadores e implementadores de uma proposta para o estudo doutrinário e o exercício mediúnico através do processo de ensinoaprendizagem proposto pela Doutrina dos Espíritos, através da Ciência, Filosofia e Religião, numa dimensão que envolve o ser, a vida, o amor-conhecimento.

A Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, fundada em 1953 pelo médium Maury Rodrigues da Cruz, é uma instituição filantrópica e beneficente, segue uma linha pedagógica construtivista fundamentada na Ciência, Filosofia e Religião. Toda a concepção curricular do Exercício Mediúnico da SBEE faz testemunho de vida Em Deus - O Creador, em Jesus Cristo, nosso Mestre - no Seu Evangelho de Amor e Caridade e em Allan Kardec, cujas mensagens são profundamente contextualizadas através do estudo e da pesquisa que envolve os processos da reencarnação, do livre-arbítrio e da comunicação entre os dois polissistemas - a cultura material e a cultura espiritual.

Atualmente a SBEE possue mais de 30 Núcleos espíritas filiados, próximos à região metropolitana de Curitiba, cidades vizinhas, no interior do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Mais de 5 mil médiuns participam dos Grupos de Exercício Mediúnico e atuam como voluntários em diversos trabalhos e obras sociais desenvolvidas pela Instituição. Os estudos mediúnicos são realizados de segunda a sábado, à tarde e à noite, em encontros semanais. O atendimento ao público é realizado às segundas e quartas-feiras, às 20:00 horas, com consultas, passes e orientação filosófica. Nas quintas e sábados à tarde são realizados trabalhos de passes e orientação filosófica. Aos domingos, às 10:00 horas, realizam-se palestras espíritas á comunidade.

A Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas já publicou cerca de 50 livros, num total de quase 150 mil exemplares. São obras psicografadas ou psicofonadas pelos espíritos Leocádio José Correia, Marina Fidélis, Antonio Grimm e F. Alessander, através do médium Maury Rodrigeus da Cruz. A Casa também edita o “Jornal Documeto” e a revista “Ser Espírita”, com circulação em todo o país (bancas e livrarias) e no exterior, e distribui atualmente mais de 100 mil mensagens psicografadas.


programação

Abertura da Sessão Solene

Maury Rodrigues da Cruz

A história e a vida do Dr. Leocádio José Correia

Enio José Coimbra de Carvalho

Apresentação musical – piano

Maria Helena Pinotti

Apresentação do Coral Marina Fidelis

Regente: Rosanair Neves Franco

Homenagem ao espírito Leocádio José Correia

Reginaldo Francisco Domingos

Apresentação musical – piano

Maria Helena Pinotti

Apresentação musical – canto

Daniel Antonio Bueno Silva

Poema da revista “Ser Espírita”

Eliel Valério Scussel

Apresentação musical – violão clássico

Diogo Belo

Homenagem dos Núcleos filiados da SBEE

Centro Espírita Antonio Grimm do Batel em Curitiba

Aristides Alberto Tissot França

Encerramento

Maury Rodrigues da Cruz

Visita ao Museu Nacional do Espiritismo.

Sensibilizados por essa causa nobre e justa e pela oportunidade de homenagear e destacar mais uma vez a fi gura eminente do Dr. Leocádio José Correia, sempre muito respeitado e querido pelo povo do Paraná e de todo o Brasil...

...agradecemos profundamente a Deus

por ainda mantê-lo conosco.

3 comentários:

  1. BOA TARDE IRMÃOS DE FE E ADMIRAÇÃO POR ESSE GRANDE MENTOR ESPIRITUAL,DR LEOCADIO, QUE ELE NOS TRAGA SABEDORIA PARA EXERCER ESSA TAREFA TÃO SIGNIFICATIVA AQUI NA TERRA.ASSIM SEJA...

    ResponderExcluir
  2. IRMÃOS E SERVIDORES DA DONTRINA ESPIRITA DR LEOCADIO, GOSTARIA DE RECEBER MENSAGENS DOS CENTROS DE VOCES, SOU GRATA SE FOR ATENDIDA. SOU DEFOTA A ESSE MENTOR E CREIO NOS ENSINAMENTO DEIXADA POR ELE. MUITA LUZ A TODOS QUE COMPARTILHAREM ESSA MENSAGEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudete,
      envie um e-mail para imprensa@sbee.org.br solicitando sua inscrição.
      Atenciosamente,
      Imprensa SBEE.

      Excluir