terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O médium e o exercício mediúnico - Trecho de livro... V

Os Deveres Mediúnicos Cristãos

O agente mediúnico deve fazer e fortalecer permanentemente a sua consciência crítica para poder entender que a felicidade não se encontra no torpor da faculdade mediúnica, na sua latência, mas sim no seu exercício coerente e responsável, na ação e no sábio emprego dela em benefício da humanidade.
O médium deve sempre evitar a irritabilidade, a impaciência, o nervosismo, guardando e exercitando a calma, a serenidade, a compreensão, não se deixando nunca tomar pela ira, a ociosidade, o desamor. O agente mediúnico está sempre construindo devotadamente, pelo amor, o bem, vivendo em equilíbrio, cultivando com decoro, decência e espírito crítico a confiança em Deus, no espiritual. O agente mediúnico responsável, consciente de seus deveres, promove constantemente pelos seus recursos, o próximo; como educando e educador, está sempre intensificando o seu esforço na produção do bem, tentando fazer o melhor; é desprendido das vaidades, não se apega aos bens materiais, tem consciência de que a sua missão é de construção em benefício da família humana.
O exercitando mediúnico deve buscar nas obras da codificação kardecista meios de sensibilização para o trabalho cristão, fazendo da sua vida o processo vivo de estima e solidariedade com o seu semelhante. O agente mediúnico deve perceber que a sua vida, o seu bem estar, o seu equilíbrio serão sempre resultados de sua consciência crítica, de seu pensamento, da força do seu caráter, da extensão do seu amor, da sua fé viva no Creador.
O agente mediúnico que assumiu a responsabilidade do trabalho cristão deve estar em permanente movimento construtivo em benefício de toda a coletividade. Para se materializar esse estado de consciência espiritual, o seu ideal de ser útil a todos deve ser forte, absolutamente firme nos propósitos, representando o princípio regulador do seu caráter.
O médium em exercício de atendimento aos necessitados deve revelar-se, através do seu comportamento educado, solicito, justo e bom, um homem que tem como princípio fazer o bem. No desempenho de seus deveres mediúnicos cristãos, o agente mediúnico não deve aguardar recursos materiais, recompensas ou gratidão. Sua vida de renúncia, humildade e plena confiança no Creador são transparentes pela força do amor. Sua vida missionária cristã está sempre pronta a colaborar, a renunciar, a cumprir o seu dever, é corajosa para enfrentar os desníveis do terreno.
No decurso da vida, o agente mediúnico deve mostrar otimismo, alegria, trabalho, compreensão, boa vontade, procurando compreender que em toda a Terra há luz e sombra. O agente mediúnico deve viver o sentido, a orientação, o ensinamento da Doutrina dos Espíritos, fazendo reflexão sobre o aprendizado, para promover a união com os princípios espíritas cristãos em toda a sua vida pública ou provada. Pela porta do amor, da caridade, do trabalho, do estudo, da pesquisa, da fé do Creador, o agente mediúnico penetra, caminha e evolui no mundo da espiritualidade. Ali, descobre o seu próprio ser, faz auto-afirmação, autoconhecimento, se identifica, se realiza como pessoa. O agente mediúnico não pode desconhecer nem deixar de praticar a fé viva no Creador, que, para ser compreendida, carece da força moral, do autocontrole, do desprendimento e da consciência crítica. A fé no Creador não pode ser comparada com mercadoria, objeto de troca, de compra, ela não tem preço material, mas tem valor espiritual. A felicidade não representa posse de bens materiais, poder, imaginação, é sempre realização interior, autentificação do homem com o homem, integração da creatura com o Creador, é luz em toda a eternidade.

Trecho extraído do livro "O médium e o exercício mediúnico.", pelo Espírito Leocádio José Correia psicografado por Maury Rodrigues da Cruz.

Um comentário: