quarta-feira, 14 de julho de 2010

Perfeição Moral - III

As virtudes e os vícios - 3 de 17

Além dos defeitos e vícios sobre os quais ninguém se enganaria, qual o sinal mais característico da imperfeição?

- O interesse pessoal. As qualidades morais são, frequentemente, como banho de ouro sobre um objeto de cobre que não resiste à pedra de toque¹. Um homem pode ter qualidades reais que fazem dele, diante de todos, um homem de bem. Mas essas qualidades, ainda que sejam um progresso, nem sempre resistem a certas provas, e basta tocar no interesse pessoal para colocar o fundo a descoberto. O verdadeiro desinteresse é coisa tão rara na Terra que é admirado como um fenômeno quando se apresenta.

O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens desse mundo menos compreende sua destinação. Pelo desinteresse, ao contrário, prova que vê o futuro sob um ponto de vista mais elevado.


1 - Pedra de toque: cristal duro que serve para os ourives verificarem a pureza de um metal (N.E.).

Fonte: O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, capítulo 12 - Perfeição Moral, pergunta 895.

Um comentário:

  1. Amigo, Com certeza o apego aos bens materiais é uma grande imperfeição do ser humano, temos que dar mais valor às virtudes como amor, fraternidade, justiça... esses são os verdadeiros valores do crescimento. parabéns pela excelente postagem. Abraços e muita paz!!! Pirollo

    ResponderExcluir