sexta-feira, 16 de julho de 2010

Perfeição Moral - V

As virtudes e os vícios - 5,6e7 de 17.

É repreensível aquele que faz o bem, sem visar recompensa na Terra, mas na esperança de ser recompensado na outra vida, para que lá sua posição seja melhor? Esse pensamento prejudica seu progresso?

- É preciso fazer o bem pela caridade, com desinteresse.


Entretanto, cada um tem o desejo natural de progredir, para sair do estado aflitivo desta vida; os próprios Espíritos nos ensinam a praticar o bem com esse objetivo; será, então, um mal ao pensar que fazendo o bem podemos esperar mais do que na Terra?

- Certamente que não; mas aquele que faz o bem sem segundas intenções e pelo único prazer de ser agradável a Deus e ao próximo já está num certo grau de adiantamento que lhe permitirá atingir muito mais cedo a felicidade do que seu irmão que, mais positivo, faz o bem calculadamente e não por uma ação espontânea e natural de seu coração.


Não há aqui uma distinção a fazer entre o bem que se pode fazer ao próximo e o esforço que se faz para corrigir as próprias faltas? Concebemos que fazer o bem com o pensamento de que será levado em conta em outra vida é pouco meritório. Mas corrigir-se, vencer as paixões, melhorar o caráter para se aproximar dos bons espíritos e se elevar será igualmente um sinal de inferioridade?

- Não, não. Quando dizemos fazer o bem, queremos dizer ser caridoso. Aquele que calcula o que cada boa ação pode lhe render na vida futura, assim como na terrestre, age como egoísta. Porém, não há nenhum egoísmo em desejar se melhorar para se aproximar de Deus, porque esse deve ser o objetivo para o qual cada um de nós deve se dirigir.


Fonte: O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, capítulo 12 - Perfeição Moral, pergunta 897, 897a e 897b.

Um comentário:

  1. bem eu acho q o ser humano acima de tudo tem q ser caridoso, humilde, tem q se doar um pouco aos outros, temos q tentar ser assim nem q seja um poukinhuuu
    e toda busca é valida
    praticar o bem é tão simples naum é imoral e naum engorda :D
    ADorei o texto quando comecei a ler sobe de cara q era retirado do livro dos espiritos
    adoro li todos o livro do mediuns foi o qual mais me indentifiquei
    bjim parabens pela postagem

    ResponderExcluir